domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho



"Após a 2.ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança."






Muitos beijinhos para todas as crianças do Mundo, em especial as da nossa escolinha!

Concurso "A vida sem tabaco"


Olá a todos!



No âmbito da comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio), a nossa escola participou num concurso promovido pelo projecto”Educação para a Saúde” sobre os malefícios do tabaco para a saúde.
O concurso esteve aberto a todos os alunos do Agrupamento de Escolas do Castro e teve como objectivo promover a divulgação e consciencialização da comunidade escolar para as consequências do tabagismo para a saúde.


Aqui ficam os cartazes com que participamos:
Turma do 2.º ano




Turma do 3.º ano



Não lhe parecem boas razões para deixar de fumar?

sábado, 23 de maio de 2009

Convite Exposição Final Ano


Olá a todos!

É com enorme prazer que anunciamos que a nossa escola, em conjunto com o Jardim de Infância, vai promover uma EXPOSIÇÃO de trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano lectivo.

Neste sentido, temos o prazer de convidar toda a comunidade educativa, bem como todos aqueles que visitam o nosso BLOG a visitar esta EXPOSIÇÃO, que vai ter lugar no dia 19 de Junho, das 8h às 18h e 30m, neste Estabelecimento de Ensino.



Aqui ficam alguns dos trabalhos que poderão ser apreciados:


Apareçam e tragam um amigo convosco!


Beijinhos

domingo, 17 de maio de 2009

Trabalhos sobre livros de Valter Hugo Mãe


Olá a todos!


Como já tínhamos dito, uma das formas de preparamos a visita ao escritor Valter Hugo Mãe foi explorando os seus dois livros. As histórias são mesmo interessantes!


Sobre o livro "A verdadeira história dos Pássaros", seleccionamos este trabalho elaborado pela Ana Rita.

Sobre o livro "A história do homem calado", este foi o trabalho seleccionado, do Daniel Filipe.



Os trabalhos dos outros colegas ficaram também muito bem, mas não os podemos publicar todos.

Fiquem com o resumo da história se vão concerteza querer ler os livros.

Beijinhos dos alunos do 3.º ano.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Encontro com o escritor Valter Hugo Mãe

No dia 8 de Maio, a turma do 3º ano deslocou-se à Casa da Cultura da Trofa para realizar um Encontro com o autor VALTER HUGO MÃE.
Nos dias antecedentes a este Encontro lemos os dois livros infantis publicados por este autor na sala de aula. Adorámos as duas histórias e fizémos trabalhos bastante interessantes. Também fizémos pesquisas na internet e até consultámos o seu blog.

Este dia foi muito enriquecedor, colocámos muitas questões e ficámos a saber muito da vida deste autor, que ficámos a apreciar bastante.

Aqui estamos nós, todos catitas, a posar para a foto com o autor.

Até à próxima!!!


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Visita à casa da Cultura - Contadores de Histórias

No dia 5 de Maio, a turma do 2.º ano fez uma visita à casa da Cultura da Trofa, integrada na programação de ENCONTRO LUSÓFONO.


Como chegamos cedo, fomos logo para a FEIRA DO LIVRO, onde pudemos manusear os livros, vê-los e lê-los à nossa vontade. Havia mesmo muitos livros interessantes...


Depois, uma monitora veio ter connosco para uma visita guiada ao interior da CASA DA CULTURA. Começamos por apreciar a ilustração original de um livro sobre estrelas e sonhos.



Seguimos para a exposição do pintor Moçambicano Malangatana Ngwenya Valente. Este famoso escultor e pintor esteve na Trofa em Março, deixando algumas das suas obras para que as pudéssemos apreciar.


Fomos depois para a grande tenda, onde nos deliciamos com as histórias dramatizadas pelo grupo "Saltimbancos - Contadores de Histórias". As duas animadoras contaram várias histórias. Utilizavam palavras muito engraçadas e podíamos participar nas histórias, fazendo sons e gestos.

Foi muito divertido!


Venham à FEIRA DO LIVRO e levem um amigo feito de páginas, histórias e imagens para casa!

Beijinhos!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concurso de Postais de Natal


Olá a todos!!!
No dia 2 de Maio, sábado, o nosso aluno do 3º Ano, o Pedro Serra foi à Trofa receber um prémio por ter sido o 2º classificado no grupo do 3º Ano, no CONCURSO DE POSTAIS DE NATAL, promovido pela AEBA.
Foi com este bonito postal que o Pedro concorreu...


Muitos Parabéns!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Encontro Lusófono



No dia 3 de Maio, domingo à tarde e DIA DA MÃE, o alunos do 3º Ano da nossa escola foram apresentar uma peça de teatro à Casa da Cultura da Trofa, integrada no Encontro Lusófono. 

Participamos neste evento com a dramatização do livro do autor Virgílio Alberto Vieira "O circo de papel". Esta participação teve a colaboração de um projecto de dinamização da leitura promovida pela Câmara Municipal da Trofa. 

Os alunos e professoras aproveitam para agradecer à Ângela e à Marlene, dinamizadoras deste projecto na nossa escola, pelo empenho dedicado. Aproveitem agora para ver algumas imagens deste dia tão importante para nós, que dedicamos a todas as MÃES presentes.

Olá a todos!


Ansiosos por começar



Os espectadores



A vida é um sonho de papel



Chegou a Primavera



Vamos unir esforços contra os malfeitores...


É tempo de Outono



Gabriel, o narrador



Rita, o Papelinho



Daniel, o Papelão



Susana, o Papel de Embrulho




Daniel, o Papel Moeda


Rita, o Papel de Música


Pedro, o Papel Tabaco




Pedro, a Árvore do Tempo



Filipa, o Papel Carta



Até à próxima!