quarta-feira, 22 de abril de 2009

ATELIERS - Despertar para a ciência

No dia 21 de Abril a turma do 3º Ano deslocou-se à Empresa Ráfia, na Trofa, para participar nos ateliers - Despertar para a ciência, promovido pela Câmara Municipal e integrado na 4ª Semana da Educação.
Aqui pudemos realizar experiências sobre o magnetismo e sobre o corpo humano.
Aprendemos o que é o magnetismo, manuseámos ímanes e descobimos que cada íman tem 2 pólos, um positivo e um negativo.
Construímos uma bússola...


O Gabriel está a segurar um objecto construído com materiais de desperdício que tem como objectivo assemelhar-se aos nossos pulmões. A partir daqui percebemos a importância do sistema respiratório.


Também estivemos a auscultar o nosso coração e o dos nossos colegas.



Foi uma actividade muito interessante e divertida.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

25 de Abril - 1º CEB

25 de ABRIL
A turma do 3º ano da nossa escola participou com o cartaz abaixo indicado numa actividade de articulação curricular, onde estão incluidos todos os níveis de ensino e que está inserida no P.A.A do agrupamento. Esta actividade consiste na elaboração de um cartaz acerca do 25 de Abril para expor na escola sede, E.B.2,3 de Alvarelhos.
Os militares não podiam faltar...

Os cravos, simbolo desta data foram elaborados com papel de seda.

As mensagens serviram para fazer um resumo desta data tão importante.
Vale a pena ver esta exposição...

25 de Abril - Pré-escolar

Este é o cartaz elaborado pelos alunos do pré-escolar da sala 1 e 2 da nossa escolinha para participar na exposição de trabalhos sobre o Dia 25 de Abril.

Os alunos durante a semana aprenderam a canção "Grândola Vila Morena" do Zeca Afonso.



E o rádio não faltou...


Beijinhos...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cartaz "Eco-Códigos"

Concurso "Qualidade do Ar"
A nossa escola participou com dois cartazes, um de cada turma do 1º ciclo, num concurso acerca da "Qualidade do ar", promovido pela Câmara Municipal da Trofa, integrado no Programa Educativo "Ambiente Seguro".
É um cartaz "Eco-Códigos que tem como principal objectivo alertar para a importância da qualidade do ar e para a preservação do meio ambiente.
A Câmara Municipal providenciou o suporte para o trabalho e nós as ideias.
Qualquer semelhança com este cartaz é pura cópia, pois foi elaborado desde o princípio até ao final pelos alunos do 3º ano da nossa escolinha.
Para fazer o globo utilizámos pasta de papel: cortámos tirinhas de jornal e colámos com cola branca à volta de um balão. Depois de muitas camadas de jornal, deixámos secar e foi só esvaziar o balão.
Também usámos garrafas vazias, pacotes de leite, cápsulas de café, tampas, as flores dos pacotes do leite, papéis de embrulho, restos de lápis de cera e... muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita imaginação.
O 2º cartaz postaremos mais adiante, não vá a ideia agradar a alguém....
Beijinhos e uma PÁSCOA FELIZ

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Intercâmbio cultural em Manchester

Temos uma novidade extraordinária.
Foi assim que se passou: no mês de Outubro participamos num concurso promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o comité europeu para a igualdade, subordinado ao tema "Ser cidadadão Europeu". Seguimos as várias fases do concurso, elaborando os trabalhos com os alunos (escritos e plásticos).
E não é que a nossa escola foi seleccionados - entre 1432 concorrentes - a nível nacional?

Pois é, vamos receber na nossa escola a Senhora Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, para nos entregar pessoalmente o prémio correspondente ao primeiro lugar.

O prémio é também muito interessante, 10 alunos e dois professores irão participar num intercâmbio cultural em Manchester, durante cinco dias para ficarmos a conhecer o sistema de ensino e cultura do Reino Unido.

Acompanhem-nos que vamos dando novidades...